Conceitos parcelares da boa fé objetiva:

supressio, surrectio nas relações contratuais

Autores

  • Brenda Dutra Franco
  • Loren Dutra Franco

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v8i2.252

Palavras-chave:

BOA FÉ OBJETIVA, CONCEITOS PARCELARES, SUPRESSIO, SURRECTIO

Resumo

Partindo da análise do princípio da boa-fé objetiva, o presente artigo descreve o significado da boa-fé no negócio jurídico, compara a diferença entre boa-fé objetiva e subjetiva, identifica seus deveres anexos como lealdade e transparência e destaca os conceitos parcelares e sua abrangência. Tem como objetivo principal a análise dos conceitos parcelares da supressio e da surrectio, que representam a perda e a conquista de direitos oriundos de negócios jurídicos. Foi feito um levantamento das diversas compreensões teóricas que norteiam o tema, por meio de investigação bibliográfica orientada pela metodologia jurídico-teórica. Como conclusão o artigo identificou uma correlação entre as figuras jurídicas da supressio e da surrectio, onde a perda do direito de um sujeito da relação obrigacional representa a aquisição, desse mesmo direito, pela outra parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Dutra Franco

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora/MG, membro da empresa júnior de direito da UFJF (Colucci Consultoria Jurídica Júnior), estagiária na Diretoria de Relações Internacionais da UFJF, coordenadora do Projeto Buddy da UFJF e membro do grupo de pesquisa de Direito e Desenvolvimento sustentável do UniCEUB- Brasília- DF. brendafranco12@gmail.com .

Loren Dutra Franco

Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCeub, Brasília- DF, pós-graduada em Direito Processual Civil pela Unifenas – MG, graduada em Direito pelas Faculdades Integradas Vianna Jr., professora de Direito Civil parte geral, obrigações e contratos pelas Faculdades Integradas Vianna Jr.. Juiz de Fora-MG e pesquisadora do grupo de pesquisa Direito e Desenvolvimento sustentável do UniCEUB- Brasília- DF. lorendfranco@gmail.com .

 

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Franco, B. D., & Franco, L. D. (2017). Conceitos parcelares da boa fé objetiva:: supressio, surrectio nas relações contratuais. Revista Vianna Sapiens, 8(2), 16. https://doi.org/10.31994/rvs.v8i2.252

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)