Marketing sensorial:

uma pesquisa de campo sobre a influência do marketing olfativo na estratégia competitiva

Autores

  • Letícia Gonçalves da Costa
  • Tharcisio Alexandrino Caldeira

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v8i2.240

Palavras-chave:

MARKETING OLFATIVO, COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, ESTRATÉGIA DE MARKETING

Resumo

Considerando a existência de diversos concorrentes no mercado, especialmente nos ambientes de varejo, as empresas dos mais variados setores estão em busca de oferecer valor diferenciado para seus clientes, a fim de fidelizá-los. Há uma diversidade de estudos que indicam que a atmosfera da loja pode ser capaz de afetar o estado emocional dos consumidores quando os sentidos são estimulados e, dessa forma, criar vínculos afetivos com a marca. Diante disso, esta pesquisa procurou verificar se o aroma pode influenciar o comportamento do consumidor em uma atmosfera de loja de vestuário do município de Rio Pomba-MG, por meio de um experimento realizado na segunda quinzena de outubro de 2016. Contrariando estudos já divulgados sobre o tema, os resultados do experimento apresentado neste estudo mostraram quequando o aroma é disperso no ambiente de varejo, este não provoca interferência no comportamento de compra dos consumidores.

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Biografia do Autor

Letícia Gonçalves da Costa

Bacharela em Administração. email: leticiagoncalvescosta@hotmail.com

Tharcisio Alexandrino Caldeira

Doutor em Administração, Docente do IF Sudeste MG campus Rio Pomba. e-mail: tharcisio.caldeira@ifsudestemg.edu.br

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

Costa, L. G. da, & Caldeira, T. A. (2017). Marketing sensorial:: uma pesquisa de campo sobre a influência do marketing olfativo na estratégia competitiva. Revista Vianna Sapiens, 8(2), 22. https://doi.org/10.31994/rvs.v8i2.240