Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:

um estudo com modelagem de equações estruturadas

Autores

  • Mário Jorge de Oliveira Universidade Estácio de Sá
  • Rosane Gonçalves Theophilo Universidade Estácio de Sá
  • Paulo Roberto da Costa Vieira Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v11i2.674

Palavras-chave:

Qualidade de serviço; Satisfação; Lealdade

Resumo

A economia brasileira experimenta desde 2014, persistente processo de estagnação econômica, cujo ponto de reversão não se vislumbra. Essa estagnação econômica acirra a competição entre as firmas. No segmento de ensino, notadamente o universitário, o embate por participação de mercado crescente provocou o desaparecimento de instituições de ensino menores. A satisfação do aluno, a qual é diretamente influenciada pela qualidade do serviço de docência, exerce impacto sobre a lealdade do estudante em relação à universidade. Satisfação do aluno e a sua lealdade em relação à universidade são variáveis cruciais no crescimento de longo prazo. Este estudo investiga se a satisfação do aluno com o ensino recebido exerce impacto positivo sobre a lealdade. Realizou-se pesquisa survey, com emprego de questionário estruturado, composto por opções de resposta do tipo Likert. A amostra foi constituída por 91 respondentes de universidade brasileira de capital aberto. Os dados foram tratados com modelagem de equações estruturais, fundamentada em mínimos quadrados parciais. Os resultados evidenciaram o impacto positivo da excelência do corpo docente sobre a satisfação do aluno, e desta sobre a lealdade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Jorge de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Mestrando do Programa de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Rosane Gonçalves Theophilo, Universidade Estácio de Sá

Mestranda do Programa de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial (MADE) da Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Referências

O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto Modelagem de Equações Estruturais, o qual foi financiado com bolsa concedido pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Downloads

Publicado

2020-08-29

Como Citar

de Oliveira, M. J., Gonçalves Theophilo, R. ., & Roberto da Costa Vieira, P. . (2020). Impacto da satisfação na lealdade do aluno de universidade brasileira de capital aberto:: um estudo com modelagem de equações estruturadas. Revista Vianna Sapiens, 11(2), 25. https://doi.org/10.31994/rvs.v11i2.674