Violência policial nas comunidades do Rio de Janeiro

uma abordagem sobre os meios e métodos a partir da narrativa das instituições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v14i2.948

Palavras-chave:

VIOLÊNCIA POLICIAL. TEORIA DA SELETIVIDADE PENAL. OPERAÇÕES. COMUNIDADES. RIO DE JANEIRO. TWITTER. DENÚNCIA. SEGURANÇA PÚBLICA. TEORIA DO DISCURSO

Resumo

Este artigo é fruto do estudo preliminar realizado pelo grupo de pesquisa “Segurança pública: crime, sociabilidade e redes sociais”, parte do Programa de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Vianna Júnior. O objetivo do trabalho é analisar o modo como os casos de enfrentamento policial nas comunidades do Rio de Janeiro são abordados e noticiados na mídia, bem como apresentar, do ponto de vista do Direito Penal, uma reflexão sobre a violência sistemática cometida pelo poder público e formas de denúncia desses abusos, apontando a contribuição dessa exposição para o enfrentamento do problema. A metodologia utilizada inclui pesquisas bibliográficas, doutrina jurídica, estudos nos campos da lingüística e da política, junto ao exame das seguintes contas do Twitter: “Voz das Comunidades” e “Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro”. Em se tratando das principais conclusões extraídas do estudo, pode-se apontar a ligação entre os desvios cometidos pelas instituições policiais e a prerrogativa de uso da força - conferida ao Estado pelo próprio discurso por ele construído. Ademais, é possível vislumbrar que esse cenário é relatado na mídia sob dois aspectos distintos: por um lado, a polícia edifica e difunde um estereótipo negativo acerca das comunidades cariocas para atestar as arbitrariedades cometidas pela instituição, enquanto os moradores desses espaços buscam relatar a barbárie cometida nas operações. Finalmente, a partir da compreensão geral desse fenômeno e de como ele é exposto para a sociedade, pode-se apontar os moradores das comunidades como possíveis agentes de mudança, tendo em vista sua capacidade de relatar as operações policiais da maneira como elas ocorrem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUGÉ, Marc. Por uma antropologia dos mundos contemporâneos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: introdução à sociologia do direito penal. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Revan: Instituto Carioca de Criminologia, 2002.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 de maio de 2023.

BRASIL. Decreto-Lei n° 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. 1940:2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decretolei/del2848compilado.htm. Acesso em: 23 de maio de 2023.

BRODEUR, Jean-Paul. Por uma Sociologia da Força Pública: considerações sobre a força policial e militar. Caderno CRH, Salvador, v. 17, n. 42, Set./Dez. 2004. Pp. 481-489. Disponível em: https://rigs.ufba.br/index.php/crh/article/view/18507/11883. Acesso em: 30 ago. 2020.

BUENO, Samira. Letalidade na ação policial. In: LIMA, Renato Sérgio de; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli (org.). Crime, polícia e justiça no Brasil. 1. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 35ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FREITAS. Felipe Corral de. Teoria e Análise de Discurso a partir de Laclau e Mouffe: (re)pensando a metodologia no campo da Ciência Política. In: IV Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social. 4. 2019. Pelotas. Anais do Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social (GT 6 – Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Transdisciplinaridade). Pelotas: 2019. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/pt/eventos-anteriores/anais-do-simposio-pos-estruturalismo-e-teria-social-2019/sumario/gt-6-teoria-do-discurso-de-ernesto-laclau-e-transdisciplinaridade/artigo-freitas/. Acesso em: 04 de junho de 2023.

GENI/UFF. Chacinas Policiais. 2022. Disponível em:

https://geni.uff.br/2022/05/06/chacinas-policiais/. Acesso em: 21 de maio de 2023.

LEANDRO, Sylvia Amanda da Silva. O que matar (não) quer dizer nas práticas e discursos da justiça criminal: o tratamento judiciário dos “homicídios por autos de resistência” no Rio de Janeiro. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Direito da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, 2012.

LEITE, Márcia Pereira. Da “metáfora da guerra” ao projeto de “pacificação”: favelas e políticas de segurança pública no Rio de Janeiro. São Paulo: Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 6, n. 2. Ago/set 2012. Pp. 374-389. Disponível em:http://www.revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/download/126/123. Acesso em: 15 de maio de 2023.

LIMA, Renato Sérgio de; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli (org.). Crime, polícia e justiça no Brasil. 1. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Tradução de Renata Santini. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

PINHO, Rodrigo Cesar Rebello. Teoria Geral da Constituição e Direitos Fundamentais. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

SILVA, Luiz Antonio Machado da. Violência e ordem social. In: LIMA, Renato Sérgio de; RATTON, José Luiz; AZEVEDO, Rodrigo Ghiringhelli (org.). Crime, polícia e justiça no Brasil. 1. ed., 1ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2014.

TELLES, Vera da Silva. As cidades nas fronteiras do legal e do ilegal. 1a ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2010.

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. 4. ed. Petrópolis, Vozes, 2002.

TWITTER: @PMERJ. Disponível em: https://twitter.com/PMERJ. Acesso em: 03 de junho de 2023.

TWITTER: @vozdacomunidade. Disponível em: https://twitter.com/vozdacomunidade. Acesso em: 03 de junho de 2023.

VALLADARES, Lícia do Prado. Que favelas são essas? Insight Inteligência, Rio de Janeiro, ano 2, n. 8, ago./out. 1999.

ZAFFARONI, E. Raúl; BATISTA, Nilo. Direito Penal Brasileiro – I. 4. ed. Rio de Janeiro: Revan, 2011.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Cunha Pereira, R. (2023). Violência policial nas comunidades do Rio de Janeiro: uma abordagem sobre os meios e métodos a partir da narrativa das instituições . Revista Vianna Sapiens, 14(2), 26. https://doi.org/10.31994/rvs.v14i2.948