Ambiente imersivo de consumo físico e virtual

discussões sobre o jogo Valorant

Autores

  • Bel. Débora Fagundes Morales Universidade Feevale
  • Me. Simone Carvalho da Rosa Universidade Feevale
  • Dr. Mauricio Barth Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.31994/rvs.v14i2.969

Palavras-chave:

Comportamento de consumo, Bens virtuais, Jogos, Games

Resumo

Em uma sociedade consumista, com o crescimento da indústria dos jogos criou-se um ambiente de entretenimento com a imersão de jogadores neste universo. A sua evolução trouxe a troca de dinheiro real para a moeda corrente em jogo, com a finalidade de adquirir bens virtuais. Assim, o artigo tem como objetivo investigar e analisar, de maneira comparativa, o comportamento de consumo e as motivações que levam os jogadores a realizar compras de bens virtuais no jogo Valorant. Para atender a esse objetivo, adotou-se os métodos exploratório e descritivo; como procedimento técnico, optou-se pela realização de uma pesquisa bibliográfica, estudo de caso e levantamento (survey), com uma amostra de 46 respondentes. Identificou-se, por meio da pesquisa, que o perfil predominante é masculino, dentro da faixa etária de 16 a 24 anos, sendo que o consumo de bens virtuais já foi realizada por 89,1% dos respondentes, percebendo-se que os sentimentos causados pela aquisição dos bens mostram a necessidade de escapismo da realidade e hedonismo dentro do ambiente virtual dos jogos.

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Biografia do Autor

Bel. Débora Fagundes Morales, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Me. Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestra em Indústria Criativa, bacharela em Publicidade e Propaganda. Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Dr. Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Morales, D. F. ., Rosa, S. C. da ., & Barth, M. (2023). Ambiente imersivo de consumo físico e virtual: discussões sobre o jogo Valorant. Revista Vianna Sapiens, 14(2), 33. https://doi.org/10.31994/rvs.v14i2.969

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