Arquivos - Página 2

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2011
    v. 2 n. 2 (2011)

    EDITORIAL 

    Organizada por Cristiano Szymanowski e Joyce Gonçalves Altaf, editores e membros do conselho editorial científico da revista e professores das Faculdades Integradas Vianna Júnior, a Revista Vianna Sapiens apresenta a ediçao v.2 n.2 com a publicação de artigos dos cursos de Administração, Direito, Economia e Gestão Ambiental.


    Seu objetivo, enquanto revista interdisciplinar, é proporcionar, aos leitores, acesso aos artigos produzidos por pesquisadores das referidas áreas que abordam temáticas relevantes para a academia. Isto foi afinal alcançado nesta edição, onde contamos com a participação de pesquisadores de renome nacional, além de professores e de egressos da instituição.

    Dentre os temas abordados destacam-se questões como o estudo da gestão da satisfação e da fidelidade do cliente de uma instituição de ensino superior, e o estudo de uma marca indicando-lhe a existência enquanto promessa publicitária que agrega valor mercadológico a um grande úmero de produtos e serviços. Também são dignos de nota trabalhos que trazem indicadores de desempenho na gestão de operações da saúde suplementar, além de um estudo sobre a mediação enquanto meio alternativo de solução de conflitos, um estudo filosófico sobre a justiça, reportamos ainda uma análise sobre a evolução histórica do processo civil e por derradeiro visualizamos a proteção dos direitos humanos no âmbito internacional.

    Acreditamos que, com essa nova edição, estamos mantendo acesa a importância e o incentivo à pesquisa acadêmica, tão relevante para nossa instituição e para o desenvolvimento científico do País.

    "Agradecemos aos autores, aos pareceristas e aos membros da Comissão Editorial pela colaboração no decorrer dessa edição. Desejamos a todos boa leitura.

    Os editores.

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2011
    v. 2 n. 1 (2011)

    Editorial

    Seguindo a sua proposta editorial, o presente número da revista “VIANNA SAPIENS” apresenta artigos nas áreas de Administração, Direito, Economia e Gestão Ambiental.

    Nesse número, trazemos ao conhecimento dos leitores os artigos que nasceram do último PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIC) das FIVJ. São cinco artigos preparados por acadêmicos, com a orientação de professores da Instituição.

    Compondo a primeira seção da Revista estão os artigos do último PIC: ASPECTOS JURÍDICOS DOS BRICS: UMA ABORDAGEM DA SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA (acadêmico Thiago Pires de Oliveira e professor José Luiz Oliveira de Paula); LEI SECA – AVANÇO OU RETROCESSO? (acadêmica Edwiges Consentino Pires e professora Cíntia Toledo Miranda Chaves); A INFLAÇAO NA ECONOMIA BRASILEIRA (acadêmicos Denis de Paula, Guilherme Fernandes de Souza, Melquisedeque Martins Fernandes e professora Gláucia de Paula Falco); MAPEAMENTO DOS PONTOS DE DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO IRREGULARES NA CIDADE DE JUIZ DE FORA (acadêmicas Lydia Dalamura Gomes e Marciléia Darc Campos e professora Cristiane Campos Toledo); UM ESTUDO SOBRE O MICRO E PEQUENO EMPREENDEDOR DA CIDADE DE JUIZ DE FORA (acadêmicas Aline Fernandes Almeida e Fabianna Indianna dos Reis e professora Patrícia Maia do Vale Horta).

    Na segunda seção da VIANNA SAPIENS apresentamos quatro artigos de alto nível, que enriquecem a Revista e reforçam o seu caráter multidisciplinar. São eles: SUJEITOS COLETIVOS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PAPEL DAS ONGS AMBIENTALISTAS DE JUIZ DE FORA NO CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE – COMDEMA – JUIZ DE FORA – MINAS GERAIS. (professores Audrey de Souza Coimbra e Adriano de Amorim Fernandes); POLUIÇÃO SONORA: ASPECTOS AMBIENTAIS E SAÚDE PÚBLICA (acadêmico Eustáquio Couto Penido, professores Jordan Henrique de Souza e Flávio Rocha Azevedo); ALIMENTOS GRAVÍDICOS: subsistência certa, justiça incerta. (Professora Vera Carmem de Ávila Dutra e acadêmicos Arthur Carvalho Reis, Carolina da Costa Oliveira Delgado, Danilo Ferreira Abreu, Gabriel Junqueira Campos, Karen de Oliveira Munhoz, Laíse Helena de Souza, Luana Lopes Soares, Marco Antônio Monteiro, Nathalia Kneipp C. de Oliveira, Ricardo Nocera Pires, Silas Rodrigues Ferreira, Tamires de Abreu Cosendey); ENSAIO DE UMA LEGALIZAÇÃO (Advogado Ricardo Ferraz Braida Lopes).

    Registramos nossa satisfação especial com a publicação do artigo “ALIMENTOS GRAVÍDICOS: subsistência certa, justiça incerta” . Ele é fruto de um grupo de estudos coordenado pela Professora Vera Carmem de Ávila Dutra e evidencia o interesse e o saudável envolvimento dos nossos acadêmicos.

    Encerramos essa breve apresentação agradecendo a fundamental colaboração dos professores pareceristas. Suas avaliações foram determinantes e todos se dispuseram a colaborar com boa vontade e atenção. A todos os pareceristas nosso muito obrigado.

    E, aos leitores da Revista Vianna Sapiens, bom proveito!

    Professor José Luiz Oliveira de Paula 
    Editor

  • Revista Vianna Sapiens - Julho a Dezembro de 2010
    v. 1 n. 2 (2010)

    Editorial


    Seguindo a sua proposta editorial, o segundo número da revista “Vianna Sapiens” apresenta artigos nas áreas de Direito, Economia e Ambiental.

    A primeira seção, “Artigo convidado” apresenta uma das principais preocupações da atualidade: a questão ambiental. A mais nova doutora do curso de Economia das Faculdades Integradas Vianna Júnior, profa. Gláucia Falco, discute no artigo “ Por que quantificar o meio ambiente”, os limites e possibilidades na valoração do meio ambiente, apresentando tentativas metodológicas para colocar em bases econômicas os recursos naturais.

    Na segunda seção, são apresentados três artigos da área de Direito que tratam de diversas temáticas. No primeiro artigo, a professora Lívia Barletta Giacomini faz uma análise da função social da propriedade e de sua progressividade a partir do IPTU. A seguir, o professor e mestrando Flávio Filgueiras Nunes discute a “Responsabilidade civil empresarial” refletindo as situações de aplicação. Para finalizar essa seção a bacharel em Direito Lucélia Aparecida de Lima Ferreira oferece uma comparação entre trabalho Ilícito e trabalho proibido, focalizando suas peculiaridades, semelhanças e diferenças.

    Os artigos do economista André Luiz Silveira Lopardi e do professor doutorando Marco Antônio S. Almeida, abrem a terceira seção, refletindo sobre a dinâmica da criminalidade na região metropolitana de Belo Horizonte e os municípios vizinhos utilizando a análise exploratória a partir da Econometria espacial. “A formação de cartéis e impactos econômicos” dos professores, Gláucia de Paula Falco; Frederico Azevedo Alvim Assis e Joyce Gonçalves Altaf Munck avaliam as conseqüências da formação de cartéis, envolvendo aumentos de preços, menos produtos ofertados, perda da eficiência de mercado e muitos prejuízos para os consumidores.

    A última seção, Rodrigo Vilani, Bacharel em Direito e Biologia e Doutor em Direito discute sobre “Os aspectos legais da auditoria ambiental” apresentando com base em leis estaduais vigentes, a tendência nacional de se adotar de forma obrigatória à realização da Auditoria Ambiental naquelas atividades causadoras de significativo impacto ambiental.

    Para finalizar agradecemos a valiosa contribuição dos parecistas a quem somos gratos pela disponibilidade e atenção com que avaliaram os textos. Aos leitores desejamos uma boa leitura.

    Professora Rachel Zacarias

  • Revista Vianna Sapiens - Edição Especial Outubro de 2010
    v. 1 n. Especial (2010)

    Editorial


    A revista “Vianna Sapiens” finaliza o ano de 2010, apresentando além do segundo número da revista, essa edição especial. Esta publicação apresenta artigos construídos a partir dos resultados dos trabalhos do “Programa de Iniciação Científica das Faculdades Integradas Vianna Júnior” no período 2009-2010. Além disso, apresenta artigos frutos de monografias que foram indicadas para publicação de alunos do curso de Direito.

    A primeira seção da revista é dedicada aos artigos oriundos dos projetos de pesquisa e conta com os seguintes artigos: 1) “Qualidade no serviço de um shopping center por meio da aplicação da técnica servqual”, desenvolvido por Paula Lobato Armond e orientado pela professora Patrícia Maia do Vale Horta; 2)“Interpretação do art. 1.829, I do código civil de 2002, no tocante ao regime da comunhão parcial de bens” realizado pela aluna Maria da Glória Souza Lacerda, orientado pela professora Vera Carmem de Ávila Dutra; 3) “Indicadores emergéticos para valoração econômico-ecológica do sistema de produção de leite: estudo de caso”, organizado por Ana Caroline Silva Nogueira e Débora Costa Valentim, orientadas pela professora Elizabeth Nogueira Fernandes; 4) “Diagnóstico de área degradada por extração de saibro” desenvolvido por Kerline Maria da Silva sob orientação da professora Cristiane Campos Toledo; 5)“Mineração de opiniões de usuários na busca de conhecimento” organizado pelos alunos do curso de Sistemas para Internet, José Lourenço Machado Júnior e Derkian Afonso, orientados pela profesora Lúcia Helena Magalhães; 6 ) “Visão contemporânea do marketing empresarial integrado”, desenvolvido por Márcio Barroso de Almeida e orientado pelo professor Vitor Francisco Lovisi de Abreu.

    A segunda seção apresenta três artigos frutos de monografias indicadas para a publicação e apresenta os seguintes trabalhos: 1) “Direito do trabalho e crescimento econômico: relações e influências” de Amanda Mendes Daher Arbex; 2) “Direitos e conquistas da mulher: as várias formas de luta pela cidadania”, de Bruna Recker Lauro; 3) “ As recentes reformas do CPC em face à celeridade processual” de Conrado Rezende Freitas.

    Para finalizar parabenizamos a todos os alunos e professores que se dedicaram às pesquisas e a organização dos artigos. Oxalá que esse trabalho possa servir de inspiração para outros alunos e professores.

    Desejo a todos uma boa leitura.

    Professora Rachel Zacarias 

  • Revista Vianna Sapiens - Janeiro a Junho de 2010
    v. 1 n. 1 (2010)

    EDITORIAL

    A proposta editorial da revista é publicar artigos originais que são submetidos e avaliados por pareceristas pertencentes ao Conselho Editorial da Revista e também artigos de professores renomados, especialmente convidados.


    Na primeira seção, são apresentados quatro artigos da área de Direito que tratam de assuntos diversos. O primeiro artigo, de Claudia Pereira Vaz Magalhães, se propõe a discutir questões relativas à aposentadoria espontânea do empregado. A seguir Sérgio Lopes Loures, reflete sobre a aplicação dos princípios jurídicos à luz do neoconstitucionalismo. O próximo texto, de Mirna Policarpo Pitteli, trata de um assunto polêmico no Direito que é a psicografia como meio de prova judicial e, para finalizar, Andrey Jabour apresenta uma discussão sobre a banalização do instituto do dano moral.

    Na segunda seção são apresentados os artigos na área de Economia e Administração. O artigo de Gláucia de Paula Falco apresenta o perfil econômico do consumidor residencial de energia elétrica no período entre 1994-2003. A seguir o trabalho elaborado por Fernando Ramos Lengler, Ricardo de Lima Caiubi Cruz e Alessandra de Linhares Jacobsen discorre sobre a possibilidade de captação de recursos pelo terceiro setor. O artigo na área de Administração - de Jose Luiz Trinta, Joyce Altaf, José Roberto Ribas e Irene R. Troccoli - apresenta uma pesquisa sobre o marketing e a moda.

    Na terceira seção são apresentados dois trabalhos nas áreas de Sistemas Para Internet e Gestão Ambiental. O primeiro artigo, de Emerson Augusto Priamo Moraes e Sandra Regina Holanda Mariano, trata dos principais modelos de governança de tecnologia da informação e, para finalizar, Vicente Paulo dos Santos Pinto e Rachel Zacarias discutem sobre determinações da crise ambiental na sociedade civil.

    Professora Rachel Zacarias

26-30 de 30